O que é um Síndico Profissional?
- Fábio Azevedo

- 4 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2024
O Síndico, você já conhece, é aquele que gere um condomínio. Você provavelmente está acostumado em ver síndicos moradores, que são aqueles que gerenciam os prédios onde vivem. Você talvez até tenha pensado que o síndico tem que ser obrigatoriamente um morador. Se esse for o caso, você está enganado.

A lei brasileira permite que o síndico seja alguém de fora. Assim surge o Síndico Profissional. Ele não precisa necessariamente viver no condomínio, mas ao contrário da maioria dos síndicos-moradores, ele foi treinado para exercer aquela atividade, a partir de todo o conhecimento necessário, que envolve questões jurídicas, técnicas, de gestão de pessoas, etc.
Qual a importância do síndico profissional?
O síndico profissional supre um problema que aflige milhares de condomínios Brasil à fora: moradores que não têm tempo, conhecimento ou até mesmo interesse de atuar como síndico.
Pense na seguinte situação, quem você escolheria para cuidar do seu negócio: uma pessoa que aceitou a tarefa por obrigação e/ou pressão dos colegas ou um profissional que estudou gestão, administração e liderança, e ainda traz consigo uma bagagem de experiências no setor?
Quando um condomínio não tem moradores motivados e/ou qualificados para atuar como síndico, vale mais a pena deixar a responsabilidade nas mãos de alguém treinado e de confiança. Nesses casos, vale a pena para o condomínio contratar um síndico profissional.
Por não ter vínculo de moradia ou propriedade com o condomínio, o síndico profissional provavelmente será mais objetivo na hora de tomar decisões. Também fica mais cômodo para os condôminos tirarem dúvidas, fazerem cobranças ou críticas, sem o medo de criar um clima ruim no dia a dia do condomínio.
Comentários